segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A carreira 21 - "Inspira!"


A tarde não estava famosa para um dia de verão. O vento corria e levantava no ar o pó de uma obra civil uns metros à frente.
Coçou os olhos, cruzou os braços e encostou-se esticando as pernas e descaindo ligeiramente o corpo no assento. E ficou ali, pensativo.
Não tardou a ouvir passos. Um homem sentou-se a seu lado e cumprimentou com um "boa tarde".

   - Boa Tarde.
   - Já passou o 21?
   - Mesmo há bocado. Agora só daqui por meia hora.
   - Não faz mal. Tenho tempo. 

O homem olhou para a parede envidraçada da paragem, observou a publicidade, e sorriu.

   - Curioso, ontem estava com ela no sofá, naquela pastelice depois do almoço, quase a horas de lanche, e passou esta publicidade na tv, e ela disse-me assim, com ar de quem já lhe tinha passado a pastelice:   Amanhã dizemos: "passei o fim de semana inteiro a  a c a s a l a r!!" Entrelaçou as suas pernas nas minhas  e eu fugi de imediato com os dedos para dentro das suas cuecas...Uma verdadeira fornalha! É o que lhe digo...

Apoiou um cotovelo sobre o braço e encostou a mão fechada, à boca e nariz. Algo encafifado com a inconfidência,  deixou-se ficar em silêncio. As lembranças corriam-lhe velozmente, e numa gargalhada, retomou:

   - Sabe quando lhes ficámos com o cheiro, e no meio do nada, assim como agora, levamos os dedos ao nariz e a sentimos, ali, entre dedos...?!

Ele anuiu, numa interjeição.

   - Hmm hmm...

Quase num salto, levantou-se em euforia, esticou o braço para fazer paragem ao autocarro, e voltando-se para ele, aprumado, como se estivesse em sentinela, de olhos fechados e com um grande sorriso nos lábios, disse:

- Ainda a tenho aqui...!

Correu os dois dedos pelo nariz, e sorrindo, inspirou.

- Afinal foi rápido o 21! Desculpe lá este meu esbardalhar, mas passei o fim de semana inteiro a A-C-A-S-A-L-A-R! 

Num rodopio, saltou para dentro do autocarro, acenando. E ele ficou ali, a vê-los partir.
Riu-se com a inocência das palavras ditas pelo rapaz. Levantou-se a pensar que também a segunda-feira, era um bom dia para.... hmm hmm.... hmmm hmmmm!



2 comentários:

  1. Anónimo5.8.15

    Gostei do dedos... fugitivos :p

    Ana Picolé

    ResponderEliminar