terça-feira, 15 de abril de 2014

Dear Zé angaria gente de bem e gente ordinária... uma só, não serve. É factor eliminatório, logo, são cumulativas.


Quando era pequenote, aí pelos tempos de escola primária, odiava as férias. Não necessariamente o tempo todo, mas os primeiros dias eram fastidiosos. Não havia aulas, não havia recreios, não havia brincadeira, não havia trabalhos de casa... não havia nada que fazer, ainda que houvesse, mas não havia aulas e era o suficiente. Depois a malta começava a encontrar-se, a organizar-se, os primos chegavam, reorganizávamos e... as férias eram tão curtas!

Estou de férias. Já lá vão uns dias. Um tédio só visto e por demais sentido. Passo os dias sozinho. Passeio. Falo com estranhos. Aproveito para pôr as leituras em dia. Corro. Ouço música. Há dias falava com um dos meus sobrinhos. Macho! Sim é macho, e único, tadito, mais um ostracizado, mas pronto, o tio apoia e dá força. E dizia-me ele que está na pré-adolescência. Nos meandros dos meus pensamentos menos obscuros e mais asseados, tentava perceber onde é que era essa fase, antes de abrir a boca e dizer asneiras. E, ao fim de alguns segundos ( é verdade, foi rápido ) perguntei: essa merda é o quê, caralho?! Vá, não se admirem, ele já sabe e percebe claramente o vernáculo do tio e de toda a gente dita desafogada. Lá me disse que é aquela fase depois da infância e antes da adolescência. Ok. Mas diz-me lá, já formiga? 
Hã?! 
Já te fechas no quarto, para aqueles momentos a sós? 
Hã?! 
Se já esgalhas, caralho? 
Hã?!
Ok, ok.... ainda não, concluí. Mas vá, estará quase. O tio, um dia destes, vai mostrar-te umas revistas que tem em casa, debaixo da cama. Debaixo da cama? perguntam vocês, admirados. Vá, perguntem! 
Debaixo da cama, Zé?!
Sim, debaixo da cama! É simples. Naqueles dias em que não me apetece levantar para ir buscar o android, "debaixo da cama" fica a um simples gesto de me rolar na dita e esticar o braço para apanhar a caixa cheia de revistas com gajas nuas!!!! et voilà!
...
Está bem, não está debaixo da cama, mas está religiosamente guardada. Faz parte da vida de um gajo! Do passado, claro! 

E pronto, tudo isto para dizer que, comecei a organizar-me, meninas. Ainda faltam uns dias para terminar as férias, não muitos, mas ainda se podem fazer umas coisas divertidas. De modos que, já sabem... e não, não me vou repetir com aquela cena da casa, comida e roupa lavada. Sou eu quem está de férias, portanto se quiserem alguma coisa, façam-no! Podem vir, ficar, aproveitar e coiso, fora isso ( refiro-me à parte do coiso ), não faço mais nada!
E agora, se me permitem vou laurear, apanhar um soleil enquanto tomo café e leio o jornal, e espero ter a caixa de correio cheia de e-mails vossos, quando voltar. Nem que seja para um simples beijinho e dizer que me adoram... eu depois trato do resto... e trato-vos da pele!

Beijinhos e abraços daqui, do coração-e da nação-e!




10 comentários:

  1. Olha Zé, dava jeito uma coisa. Tenho um filho na pré adolescência também, se quiseres dar-lhe umas dicas estas a vontade! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehe, tens a certeza?!
      Ok, só por causa daquele mail que me afagou o coração... juro que foi apenas o coração :), eu dou-lhe umas dicas, das boas! :))

      Eliminar
  2. Bom dia!!

    Pré-adolescência, essa maravilhosa e adorada "fase", que nos ultimos tempos me (nos) tem feito engasgar tantas, mas tantas vezes, enquanto se janta ou se conversa descontraidamente numa qualquer tarde de fim de semana. Uma nova expressão, uma palavra que tanto se houve, mas não se sabe bem o significado , a anatomia um pouquito baralhada e um sem fim de curiosidades, são companhia permanente.......... e muitas das vezes uma vontade nossa de rir, com gargalhadas fortes, mas que estão proibidas, senão, acaba a conversa e fica a mágoa.
    ( revistas ainda não, mas as páginas centrais de alguns jornais, são volta e meia folheadas com algum interesse)

    Coisas divertidas em férias só para a semana, passo o convite e deixo então ficar beijinhos e abraços, hoje em particular, da vila que mais proximo fica do centro da nação :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *........ que tanto se ouve......

      Eliminar
    2. Boa tarde!
      É uma descoberta, para eles e para os pais...
      (tens que lhe comprar uma revista, vais ver que logo, logo deixa os jornais! )
      :))))

      Eliminar
  3. Bom dia Zézito!
    Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, minha Riscada! :))
      Esse também recebi... ainda que não tenhas mandado... e do tamanho que foi, era impossível não levar com ele... com o beijo... o beijo... :))))))))

      Eliminar
  4. Anónimo15.4.14

    O que tu queres sei eu, pá!
    Mas comigo só levas receitas. :)))

    E a minha amizade, está claro!

    E goza-as. As férias, obviamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já é muito, ora essa...!!! :))

      Obrigado, primaço.
      Farei por seguir os teus conselhos, ainda que a coisa se afigure negra... mas, não sendo lagarto, sou crente e como tal, acho que a sorte ainda me vai bafejar, hehehe

      Abraço!

      Eliminar
  5. Continuação de boas férias... vou já enviar o mail :-))))))

    Beijinhos

    ResponderEliminar