quinta-feira, 20 de março de 2014

Eve!





Abeirei-me dela e disse-lhe boa noite. Ela permaneceu queda e muda. Sentei-me a seu lado e do meu saco de tiracolo, tirei a térmica com chá quente, e remexi à procura do pequeno copo de plástico extra que sempre levo. O breu não ajudava na busca e ela disse numa voz de palavras espaçadas: Não é preciso. Tenho um. E apontou-o para mim. 

Enchi os copos. Ergui os olhos ao céu e bebi o líquido que fumegava perto dos lábios. Ela acompanhava os meus gestos no silêncio do seu espaço. E assim, aos poucos, iniciámos uma longa conversa. Já a noite era quase dia, já os barulhos se intensificavam, e ela, pegando num dos seus sacos,vasculhou-o. 
O que tem aí, perguntei-lhe. Ahh, apenas um saco cheio de coisas minhas, respondeu, e continuou na procura. Ah ah, aqui está ele! Voltando-se para mim, começou:Você é um moço bem parecido. E sabe uma coisa, não me leve a mal, e pegando-me na mão, abriu-a, e nela depositou o que do saco tinha retirado, fechou-a com firmeza. E continuou,  mas os homens solteirões são uns tontos! Arranje-me já uma mulher, enquanto é tempo! Dei uma gargalhada. E prometi-lhe, que o faria.
Era o S. António, que me tinha dado. 
Esta, como outras coisas, tenho-as aqui guardadas numa caixa, cheia de coisas deles.
Não mais a vi. Não sei se vive ou se ainda sobrevive. São pessoas que não desistem da viver, mas que o fazem da vida. Histórias e grandes noites passadas. Um pouco de mim, para quem nada pede e pouco espera...


(O filme Wall.E, revi-o ontem à noite, e o romance do Wall.E com e Eve, fez-me recordar delas, da minha Eve e da senhora "com um saco cheio de coisas") - La vie en rose





4 comentários:

  1. Em tempos, fiz voluntariado, pensei sinceramente que ajudando os outros me ajudava também a mim ( egoista, reconheço). Enganei-me, não fui capaz de lidar com a situação. Gratificante por um lado, mas mortificante por outro, na altura desisti. Regressei mais tarde, mais distante daquilo que pessoalmente me condiciona e não tão presente, vou continuando conforme posso.

    O Wall.E encontrou a salvação para a humanidade :-))

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é preciso conseguir e saber lidar com estas vidas. é preciso por de parte o coração. é preciso saber ouvir. é preciso saber nada e de tudo esperar.
      São pessoas a quem a vida já nada oferece senão viver, respirar.

      O Wall.E foi um herói. E fala-nos de amor. De solidão. e de uma vida sedentária que cada vez mais as pessoas têm.

      Beijo. :)

      Eliminar
    2. (crianças, porque há tanto quem as queira e não as tenha e quem as tem não as quer.........tentar por o coração de parte)

      Eliminar