A tarde não estava famosa para um dia de verão. O vento corria e levantava no ar o pó de uma obra civil uns metros à frente.
Coçou os olhos, cruzou os braços e encostou-se esticando as pernas e descaindo ligeiramente o corpo no assento. E ficou ali, pensativo.
Não tardou a ouvir passos. Um homem sentou-se a seu lado e cumprimentou com um "boa tarde".
- Boa Tarde.
- Já passou o 21?
- Mesmo há bocado. Agora só daqui por meia hora.
- Não faz mal. Tenho tempo.
O homem olhou para a parede envidraçada da paragem, observou a publicidade, e sorriu.
- Curioso, ontem estava com ela no sofá, naquela pastelice depois do almoço, quase a horas de lanche, e passou esta publicidade na tv, e ela disse-me assim, com ar de quem já lhe tinha passado a pastelice: Amanhã dizemos: "passei o fim de semana inteiro a a c a s a l a r!!" Entrelaçou as suas pernas nas minhas e eu fugi de imediato com os dedos para dentro das suas cuecas...Uma verdadeira fornalha! É o que lhe digo...
Apoiou um cotovelo sobre o braço e encostou a mão fechada, à boca e nariz. Algo encafifado com a inconfidência, deixou-se ficar em silêncio. As lembranças corriam-lhe velozmente, e numa gargalhada, retomou:
- Sabe quando lhes ficámos com o cheiro, e no meio do nada, assim como agora, levamos os dedos ao nariz e a sentimos, ali, entre dedos...?!
Ele anuiu, numa interjeição.
- Hmm hmm...
Quase num salto, levantou-se em euforia, esticou o braço para fazer paragem ao autocarro, e voltando-se para ele, aprumado, como se estivesse em sentinela, de olhos fechados e com um grande sorriso nos lábios, disse:
- Ainda a tenho aqui...!
Correu os dois dedos pelo nariz, e sorrindo, inspirou.
- Afinal foi rápido o 21! Desculpe lá este meu esbardalhar, mas passei o fim de semana inteiro a A-C-A-S-A-L-A-R!
Num rodopio, saltou para dentro do autocarro, acenando. E ele ficou ali, a vê-los partir.
Riu-se com a inocência das palavras ditas pelo rapaz. Levantou-se a pensar que também a segunda-feira, era um bom dia para.... hmm hmm.... hmmm hmmmm!
Gostei do dedos... fugitivos :p
ResponderEliminarAna Picolé
Não me provoque menina Picolé.... ;)
Eliminar